Gelado de Chocolate sem Lactose

Um gelado é algo que sabe sempre bem, então com este calor de verão…. apetece mesmo!!!

Gelado de Chocolate sem LactoseO que nos impede muitas vezes de comermos um delicioso e cremoso gelado é sermos intolerantes à lactose, e os gelados por terem leite, ou produtos à base de leite são por isso alimentos a evitar…

Com esta versão caseira de gelado de chocolate e sem lactose, podes deliciar-te, sem culpas, e sem desconforto!

Antes de mais, há que referir, que todos os ingredientes devem estar no frigorifico, pelo menos 12 a 24 horas antes de iniciares a confeção do teu gelado. Esta é realmente a situação mais “chata” de todo o processo…

Ingredientes para o teu gelado:

  • 2 pacotes de natas para bater (usei Parmalat sem lactose)
  • 1 lata de leite condensado de coco com chocolate (usei da Koala)
  • 2 colheres de sopa de aroma de baunilha – opcional (usei da Vahiné)

E com apenas estes três ingredientes podes fazer o teu saboroso gelado 😉

 

Para preparares o teu gelado também vais precisar de:

  • 1 batedeira
  • 1 caixa para alimentos com tampa de 1 litro ou litro e meio
  • 1 máquina de bater gelados (pode ser que consigas fazer sem este eletrodoméstico) – a parte que irá receber o preparado do gelado deve estar no congelador pelo menos 24 horas antes do inicio da preparação (aquela parte amovível que parece uma panela – relembro que o motor não deve ter nenhum contacto com líquidos)

 

Preparação do teu gelado:

Como foi referido acima, todos os ingredientes têm de estar no frio durante algumas horas antes de começares a fazer o teu gelado (pelo menos 12 horas, para estarem bem frios).

Pega na batedeira, coloca as natas, e deixa bater até ficarem firmes.

Depois adiciona o aroma de baunilha (caso optes por o usar), e deixa bater até estar tudo muito bem envolvido.

Nota: o aroma de baunilha não é muito notório no sabor final do gelado. Talvez um palato mais apurado consiga notar alguma coisa, mas não é muito percetivel… o sabor do chocolate sobrepõe-se!

Por fim, adiciona a lata de leite condensado de coco com chocolate. E deixa bater bem, até ficar tudo cremoso, e muito bem envolvido.

O passo seguinte é verter o preparado para a máquina de gelados, cujo recepiente de colocar o preparado deve estar no congelador pelo menos nas 24h que antecedem a preparação do gelado. Só retirar do congelador quando for verter o preparado que está na batedeira para a maquina de gelados.

Depois é só deixar bater…

Vais ver que passado alguns minutos, o volume começa a diminuir. Não te preocupes, é sinal que está a ganhar “consistência”.

Quando tiver batido por cerca de meia hora (não contei o tempo, mas poderás ver se está no ponto porque o creme fica com menos volume e mais “grosso”), verte o preparado para uma caixa para alimentos com tampa que possa ir ao congelador. Quando inicei a preparação do gelado, coloquei a caixa para alimentos no frigorifico para estar fria no momento em que fosse verter o preparado para ela.

Não adicionei açúcar pelo simples facto de o leite condensado de coco com chocolate já ser muito doce. Daí não haver nenhuma necessidade de adicionar ainda mais doce ao gelado. Acredita que na hora de comer o teu gelado, nem te vais aperceber que não adicionaste (mais) açúcar.

Fecha a tampa do teu preparado para gelado, e mete no congelador durante mais umas horas (até ao dia seguinte, deixa repousar pelo menos umas 12h ou até endurecer).

Cá em casa nem durou 24 horas a ser comido… Se tiveres por aí um topping de chocolate para lhe dares “aquele toque” final, vai ficar lindo… e divinal!!!!

Não experimentei fazer esta receita sem a maquina de bater gelados, mas acredito que consigas prepara-lo na mesma. Penso que neste caso devas deixar bater bem o gelado na batedeira, e vai logo em seguida ao congelador (na tal caixa para alimentos), e de vez em quando terás de o mecher com uma espátula (ou colher) para evitar que ganhe cristais de gelo.

Bom Apetite!!!

Experimenta e vem cá contar como correu a tua experiência de fazer o teu próprio gelado de chocolate caseiro, e sem lactose 😉

About Adelaide Almeida

Com formação em direito na Universidade Lusíada é a principal responsável pelo Informatico.pt, desempenhando actualmente as funções de gestora do departamento administrativo e comercial.

Veja também

Queijadas de Abóbora

Se Outono é tempo de abóboras, queijadas comem-se o ano inteiro... e que tal umas queijadas de abóbora? Esta é uma daquelas receitas simples e fáceis de preparar que saem sempre bem...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Como Poupar