Você está aqui: Capa - Dicas - Como Reduzir a Conta de Electricidade do Escritório

Como Reduzir a Conta de Electricidade do Escritório

Nem sempre temos a noção, de que podemos também poupar  no escritório.

Hoje falaremos de como pode poupar electricidade no seu local de trabalho. E poderá ver que em muitos casos existe muito desperdício na conta de electricidade do seu escritório.

Poupar_electricidade_escritorio

Sim, no nosso local de trabalho também se pode poupar… Todos temos a obrigação de cuidar da saúde financeira das empresas onde trabalhamos, e acredite, que se calhar nem é preciso mudar assim tanta coisa.

Pequenas atitudes do dia-a-dia ajudam que a eliminar o desperdício…

 

Reduzir a Conta de Electricidade do Escritório

Comecemos pelo ar condicionado. A este equipamento se deve uma grande fatia da conta de electricidade do seu escritório. Este equipamento deve ser desligado sempre que não esteja ninguém no gabinete, caso contrário estará a gastar electricidade desnecessariamente. E se cerca de meia hora antes de sair desligar o ar condicionado isso será cerca de uma hora a menos por dia (meia hora antes de sair para almoçar, e meia hora antes do final do dia),  o que dará cerca de  22 horas por mês de poupança de electricidade, ou seja, quase 3 dias a menos por mês com o ar condicionado desligado. Agora multiplique isso pelos gabinetes com ar condicionado da sua empresa e veja quanto dá!!!!

Feche as portas e as janelas quando tem o ar condicionado ligado. Sempre que se abre uma porta, ou uma janela se abre, está a aumentar o consumo de electricidade do ar condicionado, uma vez que este equipamento terá um maior espaço para aquecer, ou então a temperatura do gabinete alterou-se, e o equipamento terá de gastar electricidade para repor a temperatura programada . Verifique se as janelas do seu escritório estão bem calafetadas para que não haja fugas de energia.

Outra dica para poupar no escritório tem a ver com os computadores. Também aqui, em regra se desperdiça bastante, com computares e monitores ligados, e a consumir electricidade, quando não estão a ser utilizados. Desligue o seu computador sempre que tenha que se ausentar por algum tempo, e na hora de almoço. Desligue também o monitor, mesmo quando não seja possível desligar o computador. Vejamos, se deixar o seu computador e o monitor ligados na hora de almoço, isso dará um gasto desnecessário de electricidade de 33 horas mensais ,e se multiplicarmos este valor por todos os computadores e monitores que ficam ligados desnecessariamente no escritório da sua empresa, veja quanto isso dá no final do mês. E repare, que não estamos a contabilizar as horas em que um computador e um monitor ficam ligados horas a fio sem que ninguém os utilize.

Desligue as luzes. Quantas vezes, ficam as luzes ligadas durante horas a fio, sem que ninguém dê por isso? Quando deixa as luzes ficam acesas desnecessariamente, o que acontece em regra por esquecimento, apenas está a contribuir para o aumento da conta da electricidade da sua empresa.

Aproveite a Luz Natural. Quanto mais luz natural você utilizar no seu escritório, menor será a conta da electricidade,  e mais pode poupar. Isto acontece porque menor será o tempo em que necessitará de usar a luz artificial, o que contribui para uma diminuição da conta da electricidade.

Não deixe os carregadores dos telemóveis e dos portáteis ligados. Mesmo que  já não estejam a carregar continuam a consumir electricidade. E quanto mais electricidade consumirem maior será a conta no final do mês que irá receber no seu escritório.

Opte por equipamentos multifunções. Para quê ter um fax, uma impressora, uma fotocopiadora e um scanner  espalhados pelo escritório a consumir energia, e a ocupar espaço, se pode ter tudo isso num só equipamento? Um equipamento multifunções, além de reduzir o consumo de electricidade, pelo simples facto de se tratar apenas um equipamento, e não de vários, ocupa menos espaço, porque tem tudo o que precisa. Repare que neste caso o consumo de electricidade é reduzido para cerca de um quarto, porque se trata apenas de um equipamento, e não de quatro equipamentos todos a consumir electricidade.

Sempre que possível recorra ao teletrabalho. Este simples facto é uma mais valia tanto para o trabalhador como para a empresa. Se por um lado, o trabalhador pode estar no conforto da sua casa (bom escritório virtual), pelo outro, os gastos de electricidade no seu escritório (espaço físico) estão a ser reduzidos pelo simples facto de não estar lá ninguém, e o trabalho, está a ser feito de igual modo, como se o trabalhador estivesse presencialmente no escritório.

 

Como Poupar no Escritório

Para além da electricidade existem muitas outras formas de Como Poupar Dinheiro no escritório. Em breve voltaremos ao tema “poupar no Escritório” com mais truques e dicas para implementar e poupar no seu local de trabalho.

Lembre-se que poupar não é deixar de gastar, mas optimizar os recursos!!!

 

Como Faço Para Poupar
Poupar Dinheiro DICAS

 

Print Friendly, PDF & Email

Sobre Administrador

Doutorando em Informática da UTAD, Mestrado em Sistemas e Tecnologias de Informação para as Organizações e Licenciado em Engenharia Informática e Telecomunicações no Instituto Politécnico de Viseu é um apaixonado por informática e gosta de partilhar o seu conhecimento. Além disso nunca de desiste de aprender e anda sempre à procura de coisas novas.

Deixar uma resposta

Mover para o Início
%d bloggers like this: