Você está aqui: Capa - Receitas - Pão de Ló Tradicional

Pão de Ló Tradicional

Um Pão de Ló  Tradicionalsabe bem em qualquer altura do ano…

pão de ló

 

 

Muitas vezes privamos-nos desta maravilha da doçaria tradicional, porque quando chegamos a um posto de venda deparamos com o seu preço um bocadinho elevado, e optamos, por deixar esta iguaria para ocasiões especiais…

A receita que aqui deixamos, é para um Pão de Ló com cerca de 500g (meio quilo), e deverá ser cozido numa forma de barro tradicional, própria para Pão de Ló. Esta forma terá de ser forrada com papel manteiga (2 duas folhas). Pode substituir o papel manteiga por outro tipo de papel, desde que seja suficientemente maleável para forrar a forma e impermeável para não deixar sair a massa…

Ingredientes para o seu Pão de Ló Tradicional

12 Ovos

250 gramas de açúcar

150 gramas de farinha sem fermento

1 Limão ou 1 laranja (opcional – para dar sabor)

 

Preparação do seu Pão de Ló Tradicional

Ligue o forno a 200 ºC.

Em seguida comece a preparar o seu Pão de Ló colocando numa tigela (onde irá bater a massa – pode ser a da batedeira)  4 ovos inteiros e 8 gemas.

Ligue a batedeira na velocidade mínima e junte o açúcar. Quando já tudo estiver envolvido junte a raspa e o sumo do limão ou da laranja.

Em relação ás quantidades de raspa e de sumo de limão ou de laranja, estes dependem do seu gosto pessoal. Pode juntar os dois (raspa e sumo), ou optar por apenas um deles (raspa ou sumo). Também poderá optar por não colocar nenhum deles…

Deixe bater tudo, na velocidade mínima da sua batedeira até a mistura se transformar num creme aveludado e esbranquiçado (cerca de 20 a 30 minutos).

Enquanto a batedeira bate a massa para o seu Pão de Ló, forre a forma com o papel.

Quando a massa estiver batida, pare a batedeira e junte aos poucos a farinha peneirada (se não tiver uma peneira, não precisa de comprar uma, utilize um coador), e envolva a farinha na massa.

Depois é só verter a massa de Pão de Ló na forma, levar ao forno por cerca de 40 minutos ou até estar cozido (o tempo de cozedura depende do forno).

Quando o seu pão de Ló estiver cozido, retire do forno, e deixe-o arrefecer sem a tampa da forma de barro própria para de Pão de Ló.

Porquê peneirar a farinha para o Paõ de Ló Tradicional?

Peneirar a farinha, não tem influencia alguma no sabor, simplesmente serve para evitar os grumos da farinha no seu Pão de Ló.

Lembre-se que para esta receita, a farinha não pode ser  mexida, mas envolvida no creme de ovos e açúcar.

 

Pão De Lo Para Aniversário
Pão De Lo Rápido
Pão De Lo De Laranja
Massa De Pão De Lo
Bolo Pão De Lo Simples

Torta De Limão Tradicional
Tradicional Bolos
Pave Tradicional

Doçaria Portuguesa

Print Friendly, PDF & Email

Sobre Administrador

Doutorando em Informática da UTAD, Mestrado em Sistemas e Tecnologias de Informação para as Organizações e Licenciado em Engenharia Informática e Telecomunicações no Instituto Politécnico de Viseu é um apaixonado por informática e gosta de partilhar o seu conhecimento. Além disso nunca de desiste de aprender e anda sempre à procura de coisas novas.

4 comentários

  1. Ana Maria Faneco Cabral

    Fiz este pão de ló tradicional, de gosto ficou bom no entanto colou na tampa e por isso não ficou bonito. Gostava que me dissesse se as pontas do papel são viradas para dentro. Eu deixei-as para fora e talvez por isso tenha colado. Agradecia que me respondesse. Quero fazer outro este fim de semana. Muito obrigado.

    • Boa tarde Ana Maria….
      Em primeiro lugar gratos por visitar o nosso site…

      Eu costumo deixar as pontas do papel viradas para fora… lembre-se que a massa cresce, e pode ter sido esse o motivo de ter “colado”… se achar que a forma fica demasiado cheia retire um bocadinho de massa que poderá cozer numa forma normal e fazer um outro bolo….

      As tampas também devem ficar bem encaixadas….

Deixar uma resposta

Mover para o Início
%d bloggers like this: